Carregando...
JusBrasil - Notícias
27 de novembro de 2014

TRE-PB amplia atendimento para cadastramento biométrico

Publicado por Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (extraído pelo JusBrasil) - 1 ano atrás

LEIAM 1 NÃO LEIAM

Desde o início do projeto da biometria eleitoral na Paraíba, em fevereiro deste ano, apenas 5% do eleitorado de João Pessoa e Campina Grande - os dois maiores colégios eleitorais do Estado - foi recadastrado. Para atingir a meta de 100% até o prazo de 21 de março de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou nesta segunda-feira (20) a ampliação do atendimento nos Fóruns Eleitorais de João Pessoa e Campina Grande e já estendeu os postos para dois pontos estratégicos da Capital.

Para apresentar as novidades aos eleitores, o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, concedeu entrevista coletiva à imprensa e aproveitou a oportunidade para fazer o seu recadastramento, com coleta de dados biométricos. “É importante que o eleitor aproveite para fazer o seu cadastramento o quanto antes para que não precise enfrentar aquelas longas filas que acabam se formando nos últimos dias”, afirmou.

A partir de agora, o atendimento no Fórum Eleitoral de João Pessoa, em Tambiá, será realizado das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além disso, os eleitores da Capital que ainda não realizaram o recadastramento biométricos podem também se dirigir aos postos instalados na Casa da Cidadania de Mangabeira, ao lado do Mercado Público de Mangabeira, ou no Fórum Criminal da Capital, na Avenida João Machado.

Em Campina Grande, o atendimento em horário integral está sendo realizado desde o início de maio, mas só deve ser retomado após a recuperação do equipamento que foi danificado no último final de semana com a inundação da sala da central telefônica onde também se encontra o computador central (servidor), resultando em danos gerais que impossibilitam qualquer comunicação de dados (telefone, intranet e rede em geral). A previsão é que, em junho, o atendimento também deva ser descentralizado, com a instalação de postos de biometria também no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia de Campina Grande.

Ao todo foram celebrados 12 termos de cooperação técnica com órgãos públicos federal, estadual e municipal: Tribunal de Justiça da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras municipais de João Pessoa, Campina Grande, Massaranduba, Boa Vista, Lagoa Seca, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Mataraca e Capim. Está ainda em fase de conclusão, as parcerias com o Ministério Público do Estado da Paraíba, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, DNOCS, IFPB e Câmara Municipal de João Pessoa.

O secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio, ressaltou que o eleitor que não comparecer ao recadastramento biométrico corre o risco de não poder votar nas Eleições de 2014. “Quem não comparecer para o recadastramento biométrico não poderá votar nas próximas eleições, por conta do disposto na lei eleitoral”, disse.

O recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor (se houver), comprovante de residência e documento de identificação oficial, com foto. Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.

Foram convocados para a revisão biométrica os eleitores de 19 municípios da Paraíba. A previsão é de que quase 1 milhão de eleitores sejam recadastrados até o dia 21 de março de 2014. Até o momento, pelo menos 41.523 títulos eleitores estão com a revisão biométrica.

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Escolha uma cidade da lista
Disponível em: http://tre-pb.jusbrasil.com.br/noticias/100523206/tre-pb-amplia-atendimento-para-cadastramento-biometrico